quinta-feira, 20 de maio de 2010

O som do Afoxé Bloco Ijexá da Bahia



O significado do nome desse Afoxé remete-se a África, pois a palavra Ijexá vem de uma tribo africana, no qual os membros marcam o rosto com três cortes. Além do mais, Ijexá também é um ritmo tocado na comunidade do candomblé da cidade de Salvador, sendo possivelmente a matriz rítmica do próprio samba.

Tudo começou na década de 1980, quando o cantor e compositor Germano Cruz criou o afoxé Rum Py Lé, que durante alguns anos desfilou pelas ruas de Salvador no período carnavalesco, encerrando as suas atividades em 1984. Mesmo assim, os fundadores não desistiram e seguiram em frente criando mais tarde o Afoxé Bloco Ijexá da Bahia, que hoje tem a sua sede localizada no bairro do Engenho Velho da Federação com a Presidente Antônia de Jesus. Mas quem fala pela instituição é Germano Cruz.

O Afoxé se baseia basicamente no ritmo Ijexá que vem da África para construir a sua musicalidade, ou seja, eles vão além das fronteiras, buscando ritmos novos em outros continentes. Sem falar do candomblé que tem um papel importante na música do bloco. Germano explica que a inspiração para a construção das canções estão nos temas que todo ano se renovam na avenida além das batidas advindas de uma negritude que eles fazem questão em preservar. Esse ano, por exemplo, o grupo trabalhou com a temática da Rainha das Águas Yemanjá.

Pelo fato do Afoxé fazer um som Ijexá mais moderno segundo Gemano, a cobertura da mídia apesar de não ser muito grande contribui em parte para a divulgação das suas melodias e também das suas atividades artísticas. Ele diz que isso ajudou ao bloco seguir em frente, diferentemente de outros que acabaram se fixando em uma música mais interna dos candomblés. Mas ele salienta, que ainda há muita discriminação por parte de veículos de imprensa e também da própria população que ver de uma forma deturpada o som que advém dos Afoxés.

Os instrumentos base desse bloco se resumem nos atabaques que tocam uma música moderna e de expressão. Germano confirma que o Bloco Ijexá da Bahia tem nas suas músicas influências de matrizes africanas, pois sem elas não faria sentido desfilar nas ruas da cidade durante o carnaval. Além também de explicar que é o candomblé o grande incentivador e a verdadeira essência do bloco. Germano por fim fala que a música do Bloco Ijexá da Bahia é uma música que respeita as diferenças e é feita com muito amor e trabalho árduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário