quinta-feira, 20 de maio de 2010

O som do Ilê Oyá

Com o seu primeiro desfile carnavalesco em 1979, o Afoxé Ilê Oyá foi conquistando seu espaço e mostrando o poder da sua musicalidade. Com Iansã como orixá protetora “Ilê Oyá” significa Casa de Iansã e foi fundando por membros do candomblé Ilê Axé Oyá. Atualmente o Afoxé, desenvolve atividades de ação social nos bairros de Barros Reis e Vida Nova no município de Lauro de Freitas. Essas atividades são em grande maioria artísticas, culturais e educativas. Localizado no bairro de Pau Miúdo, a instituição tem como presidente Estelita Alves que fala pela organização.

A musicalidade do Ilê Oyá, durante muito tempo foi construída com muita pesquisa e dedicação por parte dos envolvidos e tem como cerne musical o ritmo Ijexá. As suas músicas se inspiram nos orixás da Bahia, principalmente em Iansã que é venerada pela instituição desde o seu surgimento. Assim, são melodias religiosas e dedicadas as divindades do candomblé e com forte influência nas religiões de matrizes africanas.

Como na maioria dos Afoxés, tem como instrumentos musicais base para a construção das suas respectivas canções os Atabaques, Agogôs e Xequerês. Instrumentos esses, que representam para a instituição uma forma de fazer música de raiz com qualidade. Para Estelita Alves, ainda há dificuldades no que diz respeito a inserção das músicas do Afoxé no carnaval de Salvador. Em sua opinião ainda não se chegou a uma abrangência, na qual as suas respectivas melodias possam ser reconhecidas e cantadas por todos.

Sobre as dificuldades que a instituição passa diariamente, está a falta de um patrocínio que forneça possibilidades do bloco ser mais visto e apreciado pelas pessoas. Estelita explica que isso é uma luta que há muito tempo ela tenta vencer, com o intuito de mostrar a potencialidade artística do seu Afoxé. Mas em sua visão isso não afeta na musicalidade do mesmo, que busca sempre uma forma de compor músicas que exaltam a religiosidade, juntamente com os seus orixás e a sua mãe protetora Iansã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário