quinta-feira, 29 de abril de 2010

Um espaço alternativo: Palco do Rock

A cada ano aproximadamente 32.000 pessoas durante quatro dias, são mergulhadas em um evento que já acontece há mais de 15 anos: o Palco do Rock. Vindas de todos os cantos da cidade e do Estado, além de outros países, esse evento começou a ser pensado desde 1991, quando reuniões no antigo espaço Sabor da Terra (Jardim dos Namorados) foram feitas para se discutir uma possível realização do Palco do Rock.

O presidente do evento na época Humberto (Tedão), teve de início a idéia de colocar o Rock no carnaval de Salvador, no formato do Trio Elétrico, mas essa tentativa durou três anos sem êxito. Quando Sandra de Cássia, atual presidente, ingressou no grupo, a idéia de se criar um palco, no período do carnaval e com local específico surgiu. Com isso poderia agregar todos os estilos Rockers.

Durante todos esses anos de realização do evento, dificuldades e conquistas foram se atribulando ao Palco do Rock. Primeiramente, a grande dificuldade de todas foi enfrentar a discriminação da inclusão desse gênero no carnaval da cidade. Foram muitas ações realizadas para de fato implementar tal feito, desde invadir a prefeitura até várias declarações acaloradas nos diversos veículos de comunicação.

As conquistas foram surgindo como forma de calar a boca de muitos que queriam sufocar esse evento. Como aconteceu na administração de Imbassahy, que cortou os cachês, assim piorando a estrutura do Palco do Rock. Mas em 2005, quando mudou a administração da cidade, o Palco do Rock voltou as ruas, fazendo de um trio parado, um palco. Daí em diante, o evento foi melhorando a sua qualidade e em 2009 ele foi contemplado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia, que retornou com os cachês das bandas. Conseqüentemente, dentro do evento outros espaços foram surgindo, como o Espaço Interativo e neste ano o Espaço Infantil.

Sobre a estrutura do Palco do Rock, todo ano ela é revista para que seja melhorada conseqüentemente. Desde a qualidade de som e iluminação à implementação de banheiros químicos. Sem falar que a prefeitura disponibiliza uma rede de ônibus para que todos possam curtir o evento a vontade.

Na opinião dos organizadores do Palco do Rock, esses espaços alternativos na época do carnaval são ótimos, pois prezam pela questão identidária e a real diversidade. Para eles a diversidade, deve ser trabalhada respeitando identidades e especificidades. Assim, para os organizadores o carnaval de Salvador é uma festa linda de se ver do jeito que ela foi criada. Com isso existindo espaço para todos, sendo ocupados de forma responsável e respeitosa.

Programação do Palco do Rock 2010

Local: Coqueiral de Piatã – Salvador
13/ 02 (Sábado)
17h – Dom Lula Nascimento
18h – Fridha
19h – Vivendo do Ócio
20h – Redoma (RS)
21h – Cólera (SP)
22h – Karne Krua (SE)
23h – Três Puntos
00h – Desrroche
01h – Behavior

14/ 02 (Domingo)

17h – Mensageiros do Vento
18h – Ignivomus
19h – Ênio e a Maloca
20h – Astafix (SP)
21h – Dead Fish (ES)
22h – Vendo 147
23h – Survive (AC)
00h – Andranjos
01h – Dimensões Distorcidas

15/ 02 (Segunda)

17h – Buster
18h – Davi Zew
19h – Fiddy (PE)
20h – Ulo Selvagem
21h – Korzus (SP)
22h – Agrotóxico
23h – Elipê
00h – The Honkers
01h – Keter

16/ 02 (Terça)

17h – Aluga-se
18h – Chá de Pensamento
19h – Etno (DF)
20h – Clamus (CE)
21h – Phantom Rockers (EUA)
22h – Suprema (SP)
23h – Pastel de Miolos
00h – Os Irmãos da Bailarina
01h - Almadória

Nenhum comentário:

Postar um comentário