quinta-feira, 29 de abril de 2010

O Lado Alternativo do Carnaval


O ritmo Surf Music e os Retrofoguetes

A surf music ganhou o espaço do carnaval de Salvador com um trio de música instrumental chamado Retrofoguetes. Criado em 2002 (Salvador), o Retrofoguetes é um dos mais conceituados no circuito independente, sendo composto por Morotó Slim (guitarra), CH (baixo) e Rex (bateria). A banda é ambientada na literatura, no cinema e nas HQs de ficção – científica. CH Straatmann diz, que as sua influências se baseiam na Surf Music dos anos 60.

Com o álbum “Ativar Retrofoguetes”, os rapazes foram indicados em 2004 ao prêmio Claro de Música na categoria Melhor Disco de Música Instrumental. No ano de 2008 o guitarrista Morotó Slim recebeu o prêmio de melhor instrumentista do ano pelo Troféu Dodô e Osmar, que premia os melhores do carnaval, assim os fortificando cada vez mais no cenário da música.

Partindo para o cenário do carnaval e dos ritmos alternativos, CH Straatmann que fala pelos três, expressa a sua opinião ao dizer que existe inúmeros fatores que contribuíram para que esses ritmos ficassem à margem da folia. Um deles é o fato de Salvador durante muito tempo não ter uma secretária exclusiva para a cultura; era a secretária de cultura e turismo. Assim, para eles as ações culturais eram voltadas para o formento do turismo, fazendo com que a música de carnaval fosse vendida como a cara da cidade.

O baixista continua a dizer que apesar da variedade musical que se encontra no carnaval, que vai do Samba do Recôncavo, passa pelo Frevo Elétrico da Guitarra Baiana até a MPB, ainda existe uma predominância da Axé Music dentro da festa. “Nós achamos que o melhor caminho é a diversidade e os espaços precisam ser criados”.

No carnaval de Salvador o Retrofoguetes têm projetos futuros. Eles pretendem dar continuidade ao Projeto com o trio no carnaval e apresentar material inédito para o Retrofolia, com um disco de Frevos Elétricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário