domingo, 6 de junho de 2010

A Guitarra da Bahia


Com um som inconfundível, um instrumento nasceu em 1942, nas mãos de dois gênios da música brasileira. Dodô e Osmar criaram um protótipo que logo foi batizado de pau elétrico. Mas foi entre 1977 - 1978, que devido ao grande número de pessoas começarem a chamar o invento de cavaquinho elétrico, que Armandinho filho de Osmar acabou batizando de guitarra baiana, pois o mesmo não tinha mais uma afinação de cavaquinho e já possuía uma forma de guitarra.
Depois dessa primeira fase da guitarra baiana, o próprio Armandinho colocou uma quinta corda no instrumento já que antes existiam apenas quatro cordas. Apenas em 1996 que Aroldo Macedo, irmão de Armandinho, juntamente com Elifa Santana criou o laboratório de pesquisa da guitarra baiana. Pois como o próprio Aroldo explica não tinha quem fabricasse. Segundo ele quando queriam fazer uma guitarra baiana, pegavam uma pessoa e explicavam como gostariam que o instrumento fosse. Daí surgiu essa necessidade de um laboratório que fosse direcionado a criação e confecção da guitarra.
Falar desse grande invento implica também em mostrar a grande importância que ele teve e tem até hoje na caracterização da música baiana dentro do carnaval de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário