domingo, 6 de junho de 2010

O Baiana System e a Guitarra baiana

Primeiramente o que é o Baiana System? É um projeto musical que tem como ponto de partida a guitarra baiana. Ou seja, é o instrumento que serve de base para toda a linguagem do Baiana System. Robertinho Barreto idealizador do grupo e guitarrista da banda Lampirônicos, explica que o objetivo maior nada mais é do que levar a guitarra baiana para outros contextos, saindo um pouco do carnaval. Ele explica que o nome Baiana System vem da idéia do Sound System, que são sistemas de som Jamaicano como o Dub, por exemplo.
É com a guitarra baiana que o grupo vai costurando as suas canções e arranjos, construindo um diálogo com a voz que se mistura e cria a idéia do Sound System. Em sua opinião a guitarra baiana perdeu um pouco da sua participação nas grandes bandas de carnaval nos dias de hoje. Para ele isso se deu ao fato de aparecer a figura do cantor de forma incisiva deixando esse instrumento em segundo plano. E complementa “a música seguiu o caminho mais Pop, tendo a incorporação de outros elementos, assim atrapalhando o seguimento da guitarra baiana”.
Mas ele é categórico em reconhecer toda a contribuição desse invento na construção da música da Bahia, ao dizer “o papel dela vem dessa colaboração direta com a criação do trio elétrico e com a configuração do carnaval de rua que se tem hoje.” E complementa “a guitarra baiana serviu como embasamento estético e cultural do que veio a ser a música baiana”.
Para Robertinho Barreto esse trabalho com o Baiana System é justamente não deixar a guitarra baiana presa ao universo do carnaval. Em sua concepção se ela conseguir dialogar com outras vertentes, com outras estéticas e referências ela irá despertar nas pessoas um caminho para que elas a vejam com outros olhos e entendam toda a beleza do som que é tocado nesse instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário