domingo, 6 de junho de 2010

Nova Geração



Ela nasceu em plena terça-feira de carnaval e sempre demonstrou o seu amor pela música. Sua relação com o axé é forte e ultrapassa limites. Atualmente se destaca como revelação no carnaval de Salvador e neste ano, comemorou junto com o axé, os seus 25 anos.

Qual a sua relação com o axé music?
Uma relação de amor forte e antiga. Sou soteropolitana e o axé sempre fez parte da minha vida pois sempre admirei os grandes artistas da nossa música, tinha os seus discos e curtia carnaval. Lembro bem ainda criança quando comecei a curtir muito Netinho, que na época lançou Mila, e também quando Daniela Mercury explodiu no Brasil!

O que é o axé music?
Axé music é um movimento bastante plural, criado em Salvador há um pouco mais de 25 anos e, ao contrário do que muitos comentam, é um movimento sólido e que ao longo desses 25 anos de existência vive se modificando e se reinventando. O axé da atualidade se caracteriza com músicas alegres a fim de animar e alegrar as multidões que correm atrás do trio, o axé sofre influência de diversos estilos musicais, como o rock, frevo, reggae e maracatu, por exemplo, e a percussão esta sempre presente. Luiz Caldas não foi o primeiro cantor de trio elétrico, mas foi o primeiro a fazer sucesso no Brasil e foi batizado de pai do axé. Diferente de como classificamos, o Brasil e o mundo usa o termo Axé para caracterizar que a música é da Bahia, mas nós sabemos que nem tudo daqui é Axé. A palavra axé no candomblé significa energia positiva. Uma saudação!

Quais seus momentos marcantes dentro do axé?
O meu primeiro carnaval em Salvador cantando em 2008, porque era um sonho antigo! E também o carnaval desse ano (2010), onde comemorei os meus 25 anos junto com o aniversário de 25 anos do axé, puxei o bloco Nu Outro neste dia e foi muito emocionante. Nasci numa terça-feira de carnaval e 25 anos depois comemoro meu niver puxando um trio... Nossa, foi inesquecível!

Quem construiu essa história?
Muitos artistas são responsáveis pela história e vida do axé music até hoje, desde Dodô e Osmar com a invenção do trio elétrico até Ivete Sangalo, muitos artistas fizeram sucesso e levaram a nossa música pro mundo. O eterno Neguinho do Samba, que criou o samba reggae do Olodum, não posso esquecer também de Carlinhos Brown com a sua Timbalada.

Ele não virou uma fórmula de sucesso rápido?
Claro que não, o povo não é bobo, se o povo não gosta não existe o sucesso, mas muitos fatores influenciam para o sucesso de um artista. Não existe uma fórmula.

Não é repetitiva em muitos casos?
De uma maneira geral não, fazendo uma análise dos grandes artistas que representam o axé cada um tem o seu estilo de vestir, falar, cantar e algo que o diferencia dos outros no seu som.

De uma maneira geral, a letra é o fraco da axé music e o ritmo, o forte?
O ritmo é muito forte, e em relação as letras tem gosto pra tudo, hoje vejo o sertanejo se reinventando, virando o chamado sertanejo universitário e eles tem o axé como inspiração, tanto na percussão como nas letras. E estão fazendo muito sucesso. Os estrangeiros ficam encantados com o ritmo e em relação à letra não podem julgar porque se fomos traduzir ao pé da letra os grandes sucessos americanos veremos que a nossa letra não deve nada a deles. Na VoaDois sempre tivemos a preocupação com as nossas letras, temos muitos samba reggaes lindos, românticos como muitas bandas de axé antigamente, tipo Banda Mel, Cheiro de Amor...


Quais os grandes momentos da axé music? Falando de discos, músicas, músicos, compositores, arranjos e carnavais.
Ao longo desses 25 anos existiram muitos momentos marcantes, vou falar os principais que me vierem a mente, certo? Em 1992 Daniela explode com O Canto da Cidade no Brasil. Uma cantora cheia de swingue e com discos de qualidade, lindo arranjos, um show bem produzido. Apesar de ser ainda criança, acredito que esse foi um grande momento pro Axé Music. Existiu o momento Luiz Caldas, o momento Márcia Freire, o momento Netinho, o momento Daniela, o momento Ivete Sangalo... A criação do samba reggae por Neguinho do Samba e que teve projeção mundial com o Olodum onde o rei do pop Michael Jackson vem ao Brasil gravar um clipe com a famosa batida do Olodum e se rende ao nosso ritmo, o surgimento e crescimento de Brown, da sua Timbalada e a conquista dele na Espanha também. A presença do Bonno Vox no carnaval de Salvador foi grandiosa também!

Que momentos você destacaria da sua carreira, falando de grandes discos, músicas, compositores, arranjadores e músicos?
Gravamos o nosso último CD, o segundo de carreira no RJ, pela Universal Music, com músicos consagrados como Artur Maia e Gustavo de Dalva que são músicos do mestre Gilberto Gil e gravam os grandes artistas do Brasil e Leonardo Reis que hoje toca com Ana Carolina e que também grava com os maiores artistas do Brasil.
Um disco variado nas canções, onde tem 2 composições da minha autoria, outras de grandes músicos e com arranjos de primeira, esse pra mim foi um grande momento e passo na minha ainda curta carreira de três anos. O CD chama-se “MEU FAROL”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário