domingo, 6 de junho de 2010

Retrofoguetes e a Guitarra baiana


O Retrofoguetes nada mais é do que um trio de música instrumental, sendo composto por Morotó Slim (guitarra), CH (baixo) e Rex (bateria). A sua ligação com a guitarra baiana vem de muitos anos atrás, pois o próprio Morotó já tocava o instrumento, criando uma relação musical com o mesmo. Morotó que é um guitarrista que vem do Rock, diz tocar o instrumento, pelo fato de todo músico da Bahia, reconhecer que aqui surgiu a guitarra baiana. Ou seja, para ele todo guitarrista deve entender que somente aqui ela pôde se desenvolver e ser bem tocada pelos seus inventores.
Em sua concepção, pelo menos quem é guitarrista na Bahia deve saber tocar guitarra baiana e conhecer no mínimo a obra de Dodô & Osmar. “Eu quando era criança e ouvia o som do trio elétrico, já ouvia de longe o som da guitarra baiana e já sabia que ali vinha o trio elétrico”. E continua “minha referência musical na infância, antes de rock era a guitarra baiana”.
Na sua visão, a música baiana que era produzida por Dodô & Osmar, pelos Tapajós, pelos Traz os Montes e etc., infelizmente foi esquecida em relação ao tipo de música que se toca hoje na Bahia, que para ele é uma música de caráter totalmente comercial. Mas, em relação a contribuição da guitarra baiana para a música daqui, ele é unânime em dizer que ela ajudou na formação de grandes músicos que surgiram na Bahia. E ele vai além, ao dizer que o som que era feito nesse instrumento usou o trio elétrico para mostrar a sua música.
“Tem muita gente tocando guitarra baiana, como por exemplo, Robertinho Barreto do Baiana System, e Júlio Caldas sobrinho de Luiz Caldas que usa o instrumento como chorinho”. Para ele isso só mostra como esse instrumento encanta a todos e contribuiu para o grande nível de músicos que foi surgindo na Bahia. Em sua visão como músico a guitarra baiana é um instrumento versátil, ou seja, existe várias pessoas tocando em outros estilos e contribuindo para a perpetuação de um dos grandes inventos musicais baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário