segunda-feira, 7 de junho de 2010

Jubileu de Prata


“Em 74, vendo se aproximar a data do Jubileu de Prata do trio elétrico no ano seguinte, nada melhor do que comemorar com um registro fonográfico, um LP, com a nova banda do trio, então composta por filhos de Dodô e de Osmar sob a batuta de Armandinho. Partimos para o Rio, lá chegando, em um encontro casual com o recém ex-Novos Baianos, Moraes Moreira achou a ideia fantástica e desde já como num passe de mágica e completamente entrosado no assunto, estava alí o primeiro cantor do trio elétrico e partimos para a gravação do nosso primeiro disco. Ah, e como é o nome do trio? Com os seguidores vieram tapajós, marajós (1972) etc e o nosso? Foi quando em um bate papo, Caetano veloso disse: ‘Façam uma homenagem aos criadores, bote o nome Dodô e Osmar’. E aí, com este nome, gravamos o nosso primeiro disco que foi lançado em janeiro de 1975, que com uma formação de banda, entrou pela primeira vez o contra baixo em trio elétrico e com isso a inclusão de caixas de som para reproduzir os seus graves”, explica Betinho.

Para comemorar o Jubileu de Prata, a Fobica volta às ruas de Salvador em 1975. Os criadores foram homenageados na Praça Castro Alves pelos trios que cantaram “Parabéns pra você” além de terem recebido um troféu pela criação do trio. Dodô e Osmar deixam para sempre o carnaval como músicos e os filhos assumem o bastão.

Os Novos Baianos vêm do Rio de Janeiro e sobem no trio trazendo mudanças técnicas passando a utilizar caixas acústicas, twiters e cornetas Snak e mudanças no repertório, que ficou mais popular. “Com estas mudanças sonoras, em 77, Moraes incluiu no repertório do trio o ijexá, ritmo africano amplamente usado na Bahia pelos Filhos de Gandhy e também o galope e o reggae enriquecendo o repertório rítmico que só era de frevos. Estas mudanças eram imediatamente aceitas pelo povo que logo inventava uma coreografia e de repente toda a praça estava no mesmo balé consagrando assim a criação”, salienta Betinho. Nesse ano a música Pombo Correio é lançada e trio decorado com uma pomba branca.

Um dos criadores do trio elétrico Adolfo Nascimento, mais conhecido como Dodô morre. Em sinal de luto o Tapajós acompanhou um sepultamento envolto em uma faixa preta. Já Osmar morreu em 1997 e em seu sepultamento houve a passagem dos trios elétricos na Castro Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário